A Agência Nacional de Transportes Terrestres revelou que soma 788 cargos vagos, o que favorece mais convocações no concurso ANTT, já autorizado.
O número de cargos vagos na Agência Nacional de Transportes Terrestres é maior do que a oferta prevista na autorização do novo concurso ANTT. Portanto, há a possibilidade de mais convocações durante a validade da seleção.
A autarquia divulgou que o seu quadro de servidores tem uma vacância de 46% do total previsto em lei.
Ao todo, são 788 cargos vagos, sendo 331 para especialista em regulação de serviços de transportes terrestres, única carreira contemplada na autorização do novo concurso.
“Ademais, cabe destacar que a agência não realiza concurso público para repor as vagas em aberto desde seu último em 2013”, disse a ANTT.
A ANTT destacou que a taxa de desligamentos aumentou em 2023, pois, o que era inferior a 1% nos últimos três anos, chegou a 1,23% somente até junho deste ano.
“Assim, a não realização de concurso público aliado com a evasão de servidores poderá comprometer a agência em sua capacidade institucional, no exercício de sua missão, bem como o atingimento dos objetivos propostos pelos Programas instituídos pelo Governo Federal, aderentes à função da Agência”, comenta a autarquia no documento ao qual Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso.
Novo concurso ANTT terá 50 vagas
A Agência Nacional de Transportes Terrestres recebeu autorização do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para um novo concurso público.
O aval foi para o preenchimento de 50 vagas de especialista em regulação de serviços de transportes terrestres.
A carreira é destinada a candidatos com nível superior completo e conta com ganhos iniciais de R$17.071,35.
O valor já inclui o vencimento inicial mais o auxílio alimentação reajustados no início do ano pelo Governo Federal.
Com 331 cargos vagos na carreira de especialista, a ANTT ainda poderá compor um cadastro de reserva e chamar mais aprovados do que o previsto em edital.
Para isso, será necessário um decreto presidencial, além de um possível aval adicional do MGI, que só permitirá preencher mais 25% (12 vagas) da oferta já autorizada.
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
- Sudeste;
- Nordeste;
- Sul;
- Norte;
- Centro-Oeste.
Edital do concurso ANTT sairá este ano
A portaria autorizativa exige que o edital seja publicado em até seis meses, sendo assim, até a data limite de 15 de janeiro de 2024.
Já as provas deverão ocorrer em até dois meses após a publicação do documento, ou seja, até março do ano que vem.
Entretanto, em resposta à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, informou que o objetivo é de que os editais autorizados no último dia 18 sejam publicados ainda este ano.
Já as nomeações ficarão para o ano de 2024.
Último concurso ANTT ocorreu em 2013
O edital do último concurso para a ANTT ofereceu 135 vagas e foi publicado em 2013, ou seja, há dez anos. A oferta foi para cargos dos níveis médio e superior.
Do total, foram dez oportunidades para técnico administrativo, 45 para técnico em regulação, 17 para analista administrativo e 63 para o cargo de especialista em regulação.
A maior parte das vagas teve sua lotação em Brasília, mas outros municípios como Boa Vista RR, Rio Branco AC e Porto Velho RO também foram contemplados.
O Cebraspe foi o responsável pela seleção. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo questões de Conhecimentos Básicos e Específicos.
Também foram aplicadas provas de redação, avaliação de títulos (para os cargos de nível superior) e curso de formação para o especialista.
N
AO ACHOU O E-MAIL OU NÃO CONSEGUIU ENVIAI O CURRÍCULO? CLIQUE AQUI